11 de dezembro de 2010

Principes Inferni: Belial



Belial (também conhecido como Belhor, Baalial, Beliar, Beliall, Beliel; do idioma hebreu, temos Bliyaal בליעל - (Significado:sem valia, ou "rebelde"). Em livros antigos dos judeus, as crianças não circuncidadas eram alcunhadas como "filhos de Belial".
A etimologia para seu nome é incerta. Alguns estudiosos verteram diretamente do hebreu como "sem valor" (Beli yo'il), enquanto outros traduziram como "não escravizado" (Beli ol), "O que não tem derrotas" (Belial) ou "nunca vencido" (Beli ya'al). Apenas alguns poucos etimologistas assumiram essas transcrições literais como origem de suas pesquisas.
Beliar significa sem valor. O próprio Beliar nos diz no Evangelho de Bartolomeu que "Em primeiro lugar eu era chamado Satanel, que era interpretado como mensageiro de Deus, mas quando rejeitei a imagem de Deus, meu nome foi mudado para Satanás, que é o anjo que guarda o Inferno".

De acordo com um dos Manuscritos do Mar Morto (A Guerra dos Filhos da Luz e os Filhos das Trevas), ele era o governante incontestável do lado negro: "Mas para tua corrupção feita Belial, um anjo de hostilidade. Todo o seu domínio está nas trevas, e seu propósito é trazer maldade e culpa."
O demônio das mentiras, na Bíblia foi reconhecido como fonte de grande mal, e até mesmo como o senhor de todos os demônios. Alguns apócrifos declaram que Belial foi criado ao lado de Lúcifer, e que ele era um rei do inferno que rege 80 legiões infernais. Outros creditam Belial como sendo o pai de Lúcifer e os anjos que o convenceu a travar uma rebelião no Céu contra Deus, e que como tal, ele foi o primeiro dos anjos caídos de ser expulso.
Belial já foi considerado Belzebu, mas pela época medieval tinha sido relegado a um dos demônios menores do inferno. No apócrifo Martírio de Isaiás e no Evangelho de Bartolomeu, ele é rotulado como demônio da ilegalidade: "E Manassés desviou seu coração para servir Beliar; para o anjo da desordem, que é o príncipe deste mundo, é Belial, cujo nome é Matanbuchus"
Em Das Buch Belial, por Jacobus de Terano, Belial apresentou-se e dançou diante do rei Salomão (ele é o oitavo espírito dos sessenta enumerados no Solomon's Goetia). Na Bíblia, ele é identificado como Satanás, quando Paulo de Tarso pergunta como Cristo e Belial podem concordar (2 Coríntios 6:15).
Quando convocado, Belial aparece como dos anjos (às vezes apenas um) sentado em uma carruagem de fogo, e ele é tido como bom e familiar para fazer favores de amigos e inimigos, mas oferendas e sacrifícios devem ser feitos em sua honra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
CURRENT MOON